Você sabe as premissas básicas da Comunicação Não Violenta (CNV)?
1.Escuta Ativa
Escutar é um aprendizado. Por isso mesmo, o foco está em compreender o outro. Perguntas são fundamentais para o que se quer passar seja não só entendido, como reafirmado. Tem por base fundamental o diálogo.
2.Pluralidade
Para a CNV, a pluralidade de ideias, de pensamentos e de pessoas é essencial. Quanto mais vozes e mais representatividade, melhor. Discordâncias podem vir a ocorrer, mas isso é benéfico para o processo como um todo. Novas perspectivas e vivências nos abrem os olhos para questões que antes podíamos não dar a devida atenção.
3.Empatia
É por meio dela que podemos sentir e interpretar o mundo com as pessoas. Sempre tendo em mente que é vital entender a perspectiva do outro, reconhecer as emoções nos outros e não julgar.
4.Modelos Mentais
Compreender os diferentes modelos mentais das pessoas e respeitar suas origens, pois são eles que representam e reafirmam a singularidade de cada um de nós.
Saber se comunicar, principalmente quando se trata de ajuda/trabalho humanitário, é imprescindível para fomentar o movimento de alcance por um mundo de maior igualdade e equidade sendo um voluntário e um cidadão mais consciente .
Comments