• VV

Saiba como construir uma Comunicação Não Violenta (CNV)

Atualizado: 19 de abr.


Você sabe as premissas básicas da Comunicação Não Violenta (CNV)?


1.Escuta Ativa


Escutar é um aprendizado. Por isso mesmo, o foco está em compreender o outro. Perguntas são fundamentais para o que se quer passar seja não só entendido, como reafirmado. Tem por base fundamental o diálogo.


2.Pluralidade


Para a CNV, a pluralidade de ideias, de pensamentos e de pessoas é essencial. Quanto mais vozes e mais representatividade, melhor. Discordâncias podem vir a ocorrer, mas isso é benéfico para o processo como um todo. Novas perspectivas e vivências nos abrem os olhos para questões que antes podíamos não dar a devida atenção.


3.Empatia


É por meio dela que podemos sentir e interpretar o mundo com as pessoas. Sempre tendo em mente que é vital entender a perspectiva do outro, reconhecer as emoções nos outros e não julgar.


4.Modelos Mentais


Compreender os diferentes modelos mentais das pessoas e respeitar suas origens, pois são eles que representam e reafirmam a singularidade de cada um de nós.


Saber se comunicar, principalmente quando se trata de ajuda/trabalho humanitário, é imprescindível para fomentar o movimento de alcance por um mundo de maior igualdade e equidade sendo um voluntário e um cidadão mais consciente .


#CNV #ComunicacaoNaoViolenta #VV #empatia






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo