top of page

"O Sertão é dentro da gente"

"O Sertão é dentro da gente", disse Guimarães Rosa em seu clássico romance “Grande Sertão: Veredas". Pouca gente sabe, mas João Guimarães Rosa, um dos maiores autores de nossa história, era médico de formação e também foi diplomata. E com atuação importante durante o período da 2a Guerra Mundial. Mas quem merece ainda mais destaque nesse período é sua esposa, Aracy de Carvalho, parceira do autor nas causas políticas, sociais e humanitárias. Eles ajudaram muitos judeus alemães a encontrar refúgio no Brasil quando fugiam da perseguição e avanço do nazismo na Europa. Essa luta a favor dos refugiados judeus deu a Aracy de Carvalho o apelido “O Anjo de Hamburgo”


Guimarães Rosa em uma das travessias que o levaria a compor seu único romance.

Apesar do tanto que Guimarães Rosa foi tocado, influenciado e atuante em uma guerra que marcou a história, foi o Sertão brasileiro que tocou sua alma e o fez escrever sua única e grande obra. Isso mostra o poder de uma região que, para ele, traduziu as mesmas emoções de uma guerra. As dores, as belezas, questões sociais e o amor de um jagunço em meio aos sertões do Brasil.


O Sertão sempre foi parte fundamental de nossa história. Com todas as suas belezas, desafios e histórias. Um lugar que coloca a prova nossa empatia. E, por tudo isso, um lugar que atrai, como no caso de Guimarães Rosa, o olhar daqueles que sonham com um mundo mais justo e igual para todos.

Por isso, a VV realiza mais uma vez uma Ação humanitária focada na região. Essa Ação VV no Sertão tem como missão melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes vulneráveis da cidade de Piancó, na Paraíba. Vamos trabalhar o empoderamento, autoconhecimento dessas crianças, algo fundamental pro seu futuro. Na prática, vamos levar atividades recreativas como música, contação de histórias, pinturas e jogos para promover aprendizados com a criançada dessa região tão especial do país.

Para os adolescentes, o objetivo é organizar oficinas de fotografia, mídias sociais, moda, dança e outras atividades que serão criadas pelos voluntários e os jovens locais em conjunto. Nossa equipe de voluntários também vai à Serra Grande, para compartilhar conhecimentos básicos de gestão de negócios para trabalhadores locais que vivem do cultivo de rapadura e do turismo ecológico.


Venha conosco para mais uma Ação VV!

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page