top of page

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Instituído pela ONU, o dia 27 de janeiro de cada ano é reservado para homenagear e respeitar a memória das vítimas do holocausto. Mais de 6 milhões de judeus, dois em cada três judeus que moravam na Europa, foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial. É considerado o maior genocídio do Século XX. Dos cerca de 6 milhões de judeus assinados, mais de 1 milhão era crianças e 1 milhão, mulheres.

Os nazistas acreditavam que os seres humanos poderiam ser classificados em “raças” e que cada uma apresentasse características diferentes. Essas diferenças teria sido transferidas geneticamente pra cada pessoa desde a pré-história. Segundo sua teoria, isso não determinava apenas características físicas, mas também de comportamento, de habilidades e inteligência. E os judeus, pra eles, eram considerados uma raça.


A religião judaica era considerada irrelevante para os nazistas, bem como uma série de comportamentos tidos como negativos. Desta forma, classificaram os judeus como seus principais “inimigos”. Assim, entendiam que a “raça ariana” tinha o direito e o dever de dominar e até mesmo exterminar as raças inferiores, pra evitar que eles próprios fossem extintos. Assim, trataram a guerra como uma cruzada para salvar a civilização ocidental dos bárbaros "orientais" ou "asiáticos", e de seus líderes e organizadores judeus.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page