90% do RS foi impactado pelas chuvas!
Como a Vvolunteer está ajudando?
A Vvolunteer está atuando na fase Emergencial da Ajuda Humanitária no RS. Nossa equipe está realizando resgates de pessoas e animais, estruturando abrigos para centenas de desabrigados, coordenando equipes de voluntários, levando mantimentos, remédios e atendimento médico e psicológico aos afetados pela tragédia. Estamos presentes na capital, nas Ilhas de Porto Alegre e em cidades no Vale do Taquari, região especialmente afetada.
Após essa fase, estaremos presentes também na segunda etapa, de Ajuda Humanitária Estruturante. Assim como fizemos nas enchentes de 2023 no RS, quando ajudamos do início da tragédia (Fase Emergencial) à sua fase de reconstrução (Fase Estruturante) quando entregamos uma escola completamente reconstruída com o nosso esforço e de nossos parceiros. Veja o relatório de impacto dessa campanha.
A VV também foi chamada a integrar o Cluster Humanitário de Gestão de Crises com a Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e agências humanitárias internacionais.
As chuvas no Rio Grande do Sul causaram as maiores enchentes já registradas no Estado. Especialistas consideram esta a pior tragédia climática da história do Brasil! Cidades inteiras ficaram submersas. Já são mais de 160 mortos, centenas de desaparecidos e mais de 640 mil pessoas fora de suas casas.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, 468 dos 497 municípios do estado foram afetados pelo temporal, o que equivale a 2,3 milhões de pessoas. Segundo o governo do estado, serão necessários R$19 bilhões para reconstrução.