top of page
  • VV

4 dicas para votar de forma consciente nas Eleições

As Eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro e cinco cargos estão em disputa, sendo eles: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), senador, governador e presidente da República. O voto representa a possibilidade de exercer o poder de cidadão e deve ser realizado conscientemente, já que essa decisão determina quem serão as pessoas que darão um rumo para o futuro do país. Por isso, na hora de fazer sua escolha durante esse período eleitoral, é importante ter em mente a tamanha responsabilidade que esse ato possui.


Confira algumas dicas para votar consciente:


1. Saiba quais valores seu candidato defende e se são valores universais

É importante estar de olho em quais são valores que o seu candidato defende, se eles beneficiam todas as pessoas ou somente um grupo e se estão de acordo com que você acredita.



2. Informe-se sobre a carreira do seu candidato

Avalie toda a trajetória do seu candidato. Veja se ele não está envolvido em escândalos de corrupções, se há inconsistências e/ou contradições em discursos e aparições públicas.


3. Análise suas propostas e são compatíveis com o cargo

Nos perfis dos candidatos nas redes sociais, no horário eleitoral e nas entrevistas e debates, veja e liste quais são as propostas deles, se estão de acordo com as suas prioridades. É necessário estar atento se as propostas são consistentes e viáveis.


4. Cuidado com as fake news

Desconfie das notícias muito fantasiosas e de sites e perfis que não são de veículos confiáveis. É ideal que na hora de buscar informações sobre um candidato, procurar os sites, portais, emissoras de TV e rádio de veículos que são reconhecidos pela seriedade e comprometimento com a verdade.


Para onde houver segundo turno, as pessoas também irão votar no dia 30 de outubro. O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.

28 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page