Foto: Marcos Wesley/CCPY, 2005
S.O.S Yanomami
Sobre a campanha
Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, pela fronteira com a Venezuela e pelo Amazonas, a reserva Yanomami enfrenta graves problemas há muito tempo. Mas um conjunto de fatores fez com que a situação chegasse a um nível de emergência humanitária sem precedentes.
São mais de 30 mil indígenas vivendo em comunidades de difícil acesso e sofrendo com o avanço do garimpo, ocupações ilegais e todo o tipo de doenças e problemas.
Crianças e idosos com quadros graves de desnutrição, verminose e malária. Estudo da Unicef e Fiocruz apontou que oito em cada dez crianças menores de 5 anos têm desnutrição crônica no território Yanomami.
O Ministério da Saúde já chegou a declarar emergência de saúde pública. Especialistas afirmam ser o “maior drama humanitário dos últimos tempos no país”. Profissionais da área médica, em logística territorial e especialistas na questão indígena destacam que o problema é complexo.
Mais do que doar alimentos ou enviar médicos ao local, o planejamento específico e profissionais com experiência nesse tipo de situação são fundamentais.
A Vvolunteer, junto com a Associação Expedicionários da Saúde (EDS), garante que a sua ajuda será bem empregada pelos profissionais corretos e da maneira mais eficiente.
Foto: Urihi Associação Yanomami/Sumaúma Jornalismo
Foto: Carlo Zacquini, 1994
Foto: Condisi-YY/Divulgação
Pra onde vai minha doação?
Como nós da VV sempre dizemos: qualquer ajuda não é ajuda!
Na contramão de tantas outras organizações que se apressaram em levantar doações sem necessidade ou divulgar pix com destinos duvidosos, dedicamos nosso tempo e esforço para, em contato com especialistas nesse tipo de tragédia e agentes locais, entender qual o melhor e mais eficaz canal de ajuda para os Yanomami.
Por isso, ao final de toda campanha de doação a Vvolunteer envia o relatório de impacto descriminando como sua ajuda foi empregada e seu legado no momento emergencial e a longo prazo.
Doe no
Cartão de Crédito
ONG parceira na região
A Associação Expedicionários da Saúde (EDS), é formada por médicos voluntários que levam medicina especializada e cirúrgica às populações indígenas isoladas na Amazônia. Eles possuem um Centro Cirúrgico Móvel adaptado às necessidades da floresta amazônica montado especialmente para essas ações. A ajuda da VV não poderia ser focada em um parceiro mais ideal, necessário e transformador.
Doe qualquer valor
Preencha os dados abaixo e envie por PIX o valor desejado para essa causa.
Obs: Os 25% da doação são utilizados para administração social e humanitária, gestão de recursos, despesas operacionais e impostos e taxas.