Saiba quais são as três crises humanitárias no mundo que merecem atenção de todos

Infelizmente, entra ano e sai ano vemos novas crises surgindo e se somando a tantas outras já existentes mundo afora. Atualmente o foco tem sido a terrível Guerra na Ucrânia, onde a VV já levou ajuda com suas equipes de voluntários e temos um canal de doações que qualquer um pode participar.



Mas existem outras situações de crise humanitária que merecem sua atenção mesmo que não estejam nas manchetes de jornais e TVs. Separamos algumas delas aqui para você ficar por dentro e, se possível, ajudar.


AFEGANISTÃO

Fome, crise econômica, miséria, o povo afegão enfrenta um dos piores momentos de sua história recente.


Meses após a tomada do Talibã, em agosto de 2021, ficamos sabendo de toda a opressão, abusos e limitações impostas pelo regime extremista. Principalmente, em relação às mulheres. Mas além disso, uma implosão econômica e restrições que atingem o setor bancário, estão provocando uma catástrofe humanitária que atinge diferentes faces da sociedade afegã. Desemprego em nível recorde, falta de itens básicos, fome, desnutrição e um sistema de saúde em colapso.


Recentemente, a ONU fez um apelo de ajuda recorde para cerca de 60% da população. No entanto, a emergência humanitária agora se estende para todo o país.

Grandes nações não têm um plano claro para lidar com o Talibã e as consequências estão levando a uma emergência sem precedentes e quem está buscando respostas efetivas são as organizações humanitárias.

Número estimado de pessoas impactadas ou que precisam da sua ajuda (The New Humanitarian): 22,1 milhões


ETIÓPIA

Medo, fome e restrições à ajuda


A guerra civil que eclodiu em novembro de 2020 na região norte de Tigray fez com que milhares de refugiados fugissem para países vizinhos ou outras regiões do país.

O conflito começou como uma disputa política entre a capital, Adis Abeba, e a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), que dominou a política nacional da Etiópia por décadas até que o primeiro-ministro Abiy Ahmed assumiu o cargo em 2018. As forças federais e seus aliados foram acusados ​​de massacres, violência sexual e limpeza étnica.


Apesar da redução dos conflitos desde dezembro, houve pouco progresso na resolução da crise. Enquanto isso, milhões de pessoas em Tigray estão ameaçadas pela fome. Durante esse tempo, organizações humanitárias trabalham para levar assistência e ajuda através de um único corredor humanitário aberto.

Em meio ao caos, o governo impediu repetidamente que caminhões de ajuda humanitária entrassem em Tigray. Um bloqueio que fez com que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) considerasse o caso, “talvez a obstrução humanitária mais notória do mundo”.

Número de pessoas impactadas ou que precisam de ajuda (The New Humanitarian): Nove milhões no norte da Etiópia e mais de 25 milhões em todo o país.


HAITI

Crise política e violência de gangues


O Haiti já é conhecido por enfrentar diversas crises humanitárias ao mesmo tempo, variando de desastres naturais a turbulências políticas. Mas as condições socioeconômicas, políticas e de segurança do país tornaram o cenário ainda mais complexo.

A violência e os sequestros de gangues aumentaram desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho de 2021

A violência das gangues paralisou o país, deslocando cerca de 19.000 pessoas e contribuindo para o fechamento de escolas e hospitais. A situação também levou à escassez de combustível e alimentos e dificultou a entrega de ajuda, principalmente no sul do país, onde cerca de 800 mil pessoas foram afetadas por um terremoto em agosto de 2022. Hoje, cerca de quatro milhões de haitianos precisam de assistência alimentar.


As condições terríveis levaram muitos a deixar o país – uma tendência de migração que está em evidência desde o terremoto de 2010, que matou entre 100.000 e 300.000 pessoas na capital, Porto Príncipe.

Número de pessoas impactadas ou que precisam de ajuda (The New Humanitarian): 4,9 milhões da população de 11,4 milhões do país.



*Outras situações emergenciais seguem ocorrendo no Brasil e no mundo. Você pode ajudar através da VV escolhendo sua causa.












8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo