• VV

Saiba por que somente 4,3% dos brasileiros se compromete com trabalho humanitário?

Atualizado: 14 de abr.

No Brasil somente 4,3% da população declara que faz trabalho humanitário. Somos aproximadamente 9.100.000 de voluntários. Apesar do número tímido comparado a outras nações em que se tem mais de 30% da população realizando trabalho voluntário, como nos EUA, no Brasil, ao menos, 91% da população considera que o trabalho voluntário é importante para ela e para a sociedade, 71% dos brasileiros tem interesse em fazer algum tipo de voluntariado. Esses dados são da última pesquisa realizada pelo Itaú Social e Instituto Unibanco. Além disso a pesquisa revelou que o principal motivo que leva o brasileiro a voluntariar é a identificação com o sofrimento do próximo.


Entre as atividades voluntárias que mais despertam interesse temos, a educação, como por exemplo, alfabetização, oficinas de leitura para crianças e treinamentos. O brasileiro é solidário, entende o trabalho humanitário como importante para o país, mas muitos não sabem como ajudar e não se sentem capazes de realizar uma atividade voluntária. E para tal é preciso comprometimento, isso é também o que faz o voluntariado ainda ser tímido em nosso país. Muitos chegam empolgados e felizes em poder ajudar, mas esquecem que precisam se capacitar para tal, precisam atender e gerenciar expectativas, mas, precisam acima de tudo, se comprometer.



A pesquisa realizada demonstra isso, o quanto o brasileiro está mais preocupado com o próximo e disposto a ajudar, mas aponta algo que nós na VV trabalhamos há anos a importância da capacitação para poder ajudar. A coordenadora de engajamento social Dianne Melo declara a como é preciso, cada vez mais, qualificar a atuação voluntária: “Ter vontade é essencial, é o pontapé inicial, mas para atuar de forma efetiva é preciso avançar no desenvolvimento das habilidades. Uma ação voluntária implica em um mapeamento das necessidades, planejamento, construção de parceria e metodologia”.


Saiba mais sobre trabalho humanitário, como ajudar com a VV assinando nossos Planos VV e assistindo aos nossos Cursos VV.










39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo