Dicas para viajar com mais consciência

Atualizado: 20 de abr.

Todos sabemos que a urgência em preservar o planeta é cada vez mais real. E por isso, muitos de nós já temos adotado hábitos mais sustentáveis no nosso dia a dia, o que faz toda a diferença no impacto ambiental a longo prazo.


Mas e na hora de viajar, o quão sustentável você costuma ser? Quando falamos em sustentabilidade, envolvemos todo o ciclo que uma viagem engloba: desde a compra de passeios e reserva de hospedagens até a escolha do transporte ou produtos que você irá consumir.



Créditos: Raul Aragão / Missão VV Amazônia

Então hoje trouxemos algumas dicas pra você viajar com mais consciência! Se liga:


  • Pesquise sobre o destino: é muito importante que você saiba exatamente para onde está indo. Busque entender melhor sobre a cultura do local, como as pessoas vivem por lá, sobre a culinária, trajetos e costumes. Assim, você conseguirá definir melhor as suas próprias oportunidades e limitações como turista.


  • Hospedagens e passeios responsáveis: considerar os impactos ambientais das suas hospedagens e passeios é um grande diferencial para uma viagem mais consciente. Que tal saber melhor sobre as práticas do local antes de escolher onde ficar? Algumas plataformas que podem te ajudar nesse momento são: World Packers, Book Greener, Ecobnb, Lokal Travel, Green Pearls, Holiable e o Glooby.


  • Turismo Voluntário: por aqui somos suspeitos pra falar, né? Mas considerar a junção de uma viagem incrível com o trabalho humanitário é sempre uma boa opção. Aqui, é importante ressaltar que o turismo voluntário precisa sempre ser feito com responsabilidade, segurança e capacitação prévia. Assim, você irá com a certeza de que está realmente colaborando para o desenvolvimento daquele local.


  • Transporte: assim como nos hotéis e passeios, é importante considerar como você irá se locomover no local. O ideal é dar preferência ao transporte público ou às caminhadas. Assim o impacto da poluição ambiental é reduzido com menos um transporte rodando pela cidade.


  • Apoie comunidades e produtores locais: consumir produtos feitos localmente é uma forma super simples de ajudar comunidades locais a se desenvolverem e apoiar a cultura de quem produz.


  • Descarte de lixo: por último, mas não menos importante, é sempre bom lembrar de levar seu copo, canudo e talheres reutilizáveis na bolsa. Assim, você evita um grande volume de descarte e utilização de itens de plástico, por exemplo.

E aí, você se considera um viajante responsável?


Aqui na VV valorizamos muito o turismo consciente em qualquer um de nossos projetos e trabahos humanitários. Afinal, nosso grande propósito é transformar o mundo com responsabilidade.


Se você quer saber mais sobre o voluntariado consciente, é só assinar um dos nossos #PlanosVV e se inscrever no nosso curso gratuito "Como ser um voluntário consciente".


Vamos nessa?








84 visualizações0 comentário