top of page

Dia de Martin Luther King

Neste último domingo (15/01), foi celebrado o Dia de Martin Luther King Jr. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento desta grande figura histórica, tanto americana, quanto mundial. Um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, King nasceu em Atlanta, Geórgia, no ano de 1929.

Martin Luther King (Crédito: Julian Wasser)

Ministro da Igreja Batista, dono de um carisma único e uma magnífica oratória, Martin Luther King contribui profundamente para mudanças na sociedade americana. O seu famoso discurso da frase “I Have a Dream (Eu tenho um sonho)” que foi feito em Washington (1963) é emblemático.


King pautou o seu ativismo na não violência e na desobediência civil, inspirado em Gandhi e em preceitos religiosos. Contudo, no dia 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado por James Earl Ray na cidade de Memphis, Tennessee.


Em vida, ele foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz (1964) e, postumamente, com as Medalhas Presidencial da Liberdade (1977) e a de Ouro do Congresso (2003). Só outros dois personagens históricos têm feriados dedicados a eles nos EUA: George Washington e Cristóvão Colombo.


A luta pelos direitos civis e pelo fim da segregação encampada por Martin Luther King Jr. marcaram a história dos Estado Unidos e do mundo. A sua obra inspira muitos até os dias atuais.

245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page