top of page
  • VV

Quando despertamos para voluntariado?

Atualizado: 15 de jul. de 2022


Sílvia Castro é publicitária, jornalista e produtora de conteúdos socioambientais. Há 5 anos é apresentadora do quadro "Aceleradores do Bem" na Rádio 98FM, palestrante do TEDX "O Impacto das Histórias do Bem" e coordenadora do núcleo de Comunicação da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais.


Ela é assinante VV e participa das nossas ações no Brasil e no mundo! Confira a entrevista:


- Você já tinha um olhar pro social e ajuda humanitária em seu trabalho?

Não, pelo contrário. Foi começando a fazer trabalho voluntário que eu mudei completamente o meu rumo profissional e procurei me especializar e realizar trabalhos de cunho socioambientais, que tivessem um propósito maior, que engajassem, inspirassem e transformassem a vida de outras pessoas.


- Como conheceu a VV e que ações com a gente mais te marcaram?

Eu conheci a VV pela internet, num daqueles momentos da vida que a gente se pergunta “O que eu estou fazendo? O meu trabalho faz sentido? Que marca estou deixando nesse mundo?”. Foi me fazendo todas essas perguntas que encontrei a VV pela internet, num momento em que ela estava convocando voluntários para ir para o sertão do Piauí para reformar uma fábrica de brinquedos de madeira. Vi aquele anúncio e senti que o recado foi diretamente para mim. Isso foi em 2016. Depois dessa missão fui para o Haiti, no final de 2016 e, em 2017, embarcamos para o Líbano, num campo de refugiados sírios. Impossível dizer qual me marcou mais porque o sertão foi o start de tudo, o Haiti foi extremamente impactante e o Líbano me fez entender melhor uma das maiores crises que enfrentamos neste século, a crise migratória. Todas as ações me transformaram, me fizeram uma pessoa melhor e com ainda mais vontade de fazer a diferença nesse mundo.


- O que levou a fazer uma assinatura VV?

Eu desconheço uma plataforma que aborda questões

socioambientais na profundidade e na qualidade que a VV oferece. Eu preciso estar sempre bem informada sobre essas questões, não só por conta do meu trabalho, mas por desejo próprio, quanto mais a gente entende os problemas e algumas questões, mais aptos estaremos para encontrar soluções ou saber como atuar. Fora o networking que a VV proporciona, nos aproximando ainda mais de quem buscamos ter por perto.


- Como acha que hoje, junto com a VV, você esta impactando o mundo?

A partir do momento que nos munimos de informação, que nos rodeamos de quem tem também as mesmas vontades, os mesmos propósitos que nós e nos permitimos vivenciar experiências transformadoras, junto de pessoas e projetos sérios, comprometidos e profissionais, a transformação naturalmente acontece. A transformação mais poderosa que pode existir é aquela que vem de dentro para fora e isso a VV sabe fazer como ninguém. Ela é o terreno fértil para aquelas sementinhas que estão prontas para desabrochar. Basta se dar essa oportunidade. Não à toa eu brinco que eu sou VVzete de coração porque foi assim, lá no fundo, que a VV me ganhou!


Acompanhe a Silvia nas redes sociais:

Instagram: @silviacastrodc

Linkedin: Sílvia Castro


O trabalho voluntário é assunto sério e na VV você encontra sempre conteúdos exclusivos sobre o tema!








93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page