top of page

Você sabe a diferença entre as Metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Por Alexandre Addor, Professor de Ciência Política


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são centrais na busca por um mundo melhor. Por isso, é importante saber um pouco mais. Eles são dezessete (17) no total, abordando temas que abrangem questões centrais, que variam desde acesso à água até diversidade de gênero.


Para entendê-los, é fundamental falar um pouco do seu histórico. Exatamente por isso, voltamos ao ano 2000, quando ocorreu a Cúpula do Milênio, conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse evento foi o primeiro passo para as ODS. Nele, cento e noventa e um (191) países subscreveram a Declaração do Milênio. A assinatura deste documento fez com que os Estados assumissem um compromisso de eliminar a fome e a pobreza extrema de todo o planeta até o ano de 2015.


As Metas do Milênio alcançaram alguns de seus objetivos. Entretanto, a percepção das partes envolvidas era da necessidade de marcos mais audaciosos para realmente promover mudanças. O resultado desta visão são as ODS. Todavia, foram necessários debates profundos entre segmentos distintos da sociedade para que elas pudessem abarcar de forma ampla, democrática e inclusiva temas tão fundamentais para a humanidade.

Metas do Milênio

Um importante detalhe que demonstra a diferença entre as Metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é que as primeiras eram oito e os segundos são dezessete. Este aumento vem de uma compreensão de que é necessário trabalhar de maneira mais vasta para superarmos problemas locais, regionais, nacionais e mundiais


Os mais diversos documentos que englobam a Agenda 2030 (outro nome dado aos ODS) servem para os Estados como um guia para o desenvolvimento global de forma sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm o potencial de desencadear processos econômicos mais humanos e sem precedentes. Segundo cálculos da própria ONU, os valores se aproximariam, no mínimo, a 12 trilhões de dólares por ano em oportunidades de mercado, e gerariam até 380 milhões de novos empregos até 2030.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Um ponto essencial no pensamento que baseia as ODS é que elas partem de um princípio cooperativo, já que estes objetivos só se tornarão realidade com a união de todos e, consequentemente, um futuro melhor.

 

Faça a diferença junto com a VV:




319 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page