O QUE FAREMOS
Os povos indígenas representam a biodiversidade e a riqueza da cultura amazônica e do nosso país! Indígenas de 15 etnias e outras 3 não contactadas, os chamados índios isolados, estão localizados só no estado do Acre. O povo Noke Koi, originário da Amazônia, se encontra hoje em terras indígenas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no norte do Acre. Eles vivem de forma muito próxima a de seus antepassados e ancestrais: caça, pesca, contato com a natureza, tradições e forte presença musical. Hoje, cerca de 10 aldeias fazem parte do povo indígena Noke Koi.
Nesta missão VV, vamos atuar junto a aldeia Vari Isko, localizada as margens da BR 364, que liga Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os voluntários irão levantar dados importantes para a continuidade e efetividade das ações da aldeia Vari Isko, escutando os líderes locais e a comunidade. A ação é fundamentada na escuta ativa, com comunicação, participação e feedbacks de todos os envolvidos. A VV irá organizar toda uma pesquisa de campo para poder ouvir os indígenas da aldeia Vari Isko, e entender suas necessidades principais.
Precisamos de voluntários aptos para entrevistar e levantar dados importantes para a continuidade e efetividade das ações junto à aldeia Vari Isko. E, claro, voluntários aptos a escutar esse povo cheio de sabedoria. Escutar com o coração, escutar com emoção e ajudar a fazer a diferença para nossos povos ancestrais.
SOBRE O DESTINO
O Brasil é o maior país da América Latina. Samba, futebol, Carnaval, festas, praias encantadoras, natureza exuberante… Tudo isso ainda é pouco para traduzir esse complexo paraíso tropical que chamamos de casa!
Apesar de todos os seus atrativos, o Brasil também enfrenta grandes dificuldades. Seja nas grandes cidades ou no interior do país, falta acesso à educação, à saúde, saneamento básico e infra estrutura de moradia. Infelizmente, em muitas regiões falta tudo isso ao mesmo tempo.
Temos diversos projetos parceiros que ficam abertos durante todo o ano e que buscam trabalhar todas essas questões para ajudar comunidades necessitadas de diferentes regiões de nosso país.
ODS
-
A fim de gerar impacto positivo em uma linguagem universal, a VV possui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU integrados aos seus respectivos pilares estratégicos e como tomadas de decisão.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
A VV atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para os programas no Brasil trabalhamos:
- ODS 3: Saúde e Bem Estar
- ODS 10: Redução das desigualdades
- ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Fortes
-
CRONOGRAMA
Quinta a segunda: 10 a 14 de fevereiro 2022
Todos os voluntários devem chegar a Cruzeiro do Sul até às 14 horas do dia 10/02 e as passagens para a volta no dia 14/02 devem ser após às 13 horas.
- QUINTA: Chegada ao aeroporto de Cruzeiro do Sul até às 14h. Ida para a aldeia de micro-ônibus, jantar/repouso/aclimatação.
- SEXTA, SÁBADO E DOMINGO: Atuação dos voluntários durante o dia.
- SEGUNDA: Retorno ao aeroporto de Cruzeiro do Sul
O QUE ESTÁ INCLUÍDO
- Todo material a ser utilizado durante as atividades
- Translado ida e volta: aeroporto de Cruzeiro do Sul para aldeia Vari Isko
- Responsável da VV acompanhando o grupo
- Alimentação (Café da manhã, almoço e jantar simples – voluntários deverão se revezar na cozinha)
- Colaboração para povo indígena aldeia Vari Isko
- Camiseta da VV
- Auxílio da Equipe da VV
- Capacitação online
- Certificado de voluntariado
- Guia Voluntário VV
- Taxas administrativas
- EPI Covid-19
IMPORTANTE: Acomodação será na aldeia, local precário, sem infraestrutura. Voluntários deverão levar barraca para dormir, não tem banheiro, banho é com água gelada. Somente se inscreva se você se sentir apto a estar em total imersão com a natureza em um local sem infraestrutura.
NOSSO TIME
Thaís Caser
Thaís se dedica a desenvolver pessoas e organizações para que impactem positivamente o mundo. Psicóloga, com MBA em Gestão de pessoas, curso de Mestrado em Administração e cursando especialização em Direitos Humanos, Resp. Social e Cidadania Global.
Já atuou em projetos sociais no Brasil, Tanzânia e Cuba, além de ter atuado como professora de pós graduação por 04 anos. Foi voluntária e vice presidente financeira da Associação Brasileira de Recursos Humanos-ES entre 2012 e 2017. Liderou times de RH em multinacionais e startup, tendo passado por indústrias, varejo, terceiro setor e, agora, fintech. Hoje é Gerente de Cultura e Experiência no PicPay. Facilitadora e mentora na StartSe e Coordenadora de campo, mentora e voluntária na VV.
Bruna Cangini Cabral
Bruna Cangini Cabral, formada em Medicina, seguiu buscando diversas formações complementares a sua formação tradicional em direção a um olhar para a saúde através da prevenção, até chegar as Medicinas da Floresta que a levaram ao Acre em dezembro de 2020 possibilitando o entendimento da real situação emergencial dos povos originários atualmente. Desde então sua busca vem sendo a de contribuir para a criação de uma estruturação dessas comunidades baseado em suas próprias necessidades visando ao mesmo tempo sua independência financeira e o resgate e fortalecimento de sua cultura.
REQUISITOS
18 anos
top of page
bottom of page