top of page

Saiba quais são os benefícios do voluntariado para o seu emprego e sua carreira

Embora possa parecer algo para o qual você não tem tempo, o voluntariado durante e mesmo depois de sua busca por emprego tem muitos benefícios profissionais e pessoais. Melhor ainda, não importa que tipo de candidato a emprego você seja ou as posições que procura, o voluntariado pode ajudar a melhorar seu currículo.



Como o voluntariado beneficia você profissionalmente

Você provavelmente conhece as razões altruístas para se voluntariar. Mas o voluntariado também pode trazer benefícios profissionais para você.


Ajuda você a obter experiência relevante para o trabalho

O voluntariado pode ajudá-lo a ganhar experiência em conjuntos de habilidades que muitos empregadores desejam. Por exemplo, organizações sem fins lucrativos frequentemente precisam de ajuda com contabilidade, marketing, planejamento de eventos e muito mais.


O voluntariado também é uma ótima maneira de testar um novo emprego se não tiver certeza de que deseja mudar para uma nova carreira. Você pode não experimentar toda a gama de funções de trabalho, mas isso lhe dá uma prévia de sua possível nova carreira.


Mantém você atualizado

Se você sabe que deseja permanecer em seu campo atual, mas está entre empregos, o voluntariado é uma ótima maneira de se manter atualizado sobre as tendências e mudanças no mundo do trabalho . Você pode não estar tão a par de tendências específicas em seu setor, mas poderá acompanhar algumas habilidades gerais que precisará em seu novo emprego.


Por exemplo, você pode se manter atualizado com as tendências de mídia social. Ou você pode aprender novos softwares de contabilidade ou truques de planilhas. Se nada mais, o voluntariado é uma excelente maneira de preencher seu tempo e ajuda a evitar que seu conjunto de habilidades fique enferrujado.


Você pode ampliar suas redes

Quando você sai de um emprego, pode perder o contato com algumas de suas conexões. Embora você possa manter contatos profissionais por meio da mídia social, pode descobrir que essas conexões não são capazes de ajudá-lo profissionalmente. Ou você pode estar tentando entrar em uma nova indústria e não conhece uma única alma.


Pode ser difícil recuperar conexões perdidas e criar novas. O voluntariado permite que você acesse um novo grupo de novos contatos que podem ajudá-lo em seu antigo campo ou começar em um novo.


O voluntariado também ajuda a criar novas conexões pessoais. Pessoas com a mesma mentalidade que trabalham no mesmo projeto ou para a mesma empresa e causa podem ter muito em comum. Seu trabalho voluntário pode ser uma maneira de expandir seu círculo social.


Como o voluntariado beneficia você pessoalmente

Como você pode ver, o voluntariado tem muitos benefícios profissionais que podem ajudar a melhorar sua busca por emprego. E mesmo que você conheça algumas das razões pessoais para se voluntariar, existem algumas que você pode não ter considerado.


Mantém você envolvido

Um artigo do New York Times que traçava o perfil das atividades diárias de homens e mulheres desempregados descobriu que a principal atividade para muitos era assistir televisão e filmes.

Embora seja importante recarregar as baterias, o voluntariado pode ajudá-lo a se manter atualizado e aumentar sua felicidade durante um período estressante .


Isso é bom

Um artigo da Harvard Health Publishing observa que o voluntariado traz benefícios mentais e físicos . Os benefícios mentais incluem a diminuição da depressão e da solidão devido ao sentimento de conexão social, e os benefícios físicos podem incluir a redução da pressão arterial.


Ajudar os outros e doar livremente seu tempo e energia pode ser exatamente o que você precisa para se sentir bem mental e fisicamente quando estiver procurando um emprego.



O voluntariado também beneficia sua causa favorita

Enquanto você está ganhando profissionalmente e pessoalmente, lembre-se de que a organização para a qual você se voluntaria também ganha algo. Eles conseguem alguém dedicado à sua causa e disposto a doar um de seus recursos mais preciosos – tempo – de graça.


Onde encontrar oportunidades de voluntariado

Se o voluntariado é algo que você gostaria de fazer, o próximo passo é encontrar uma organização sem fins lucrativos com a qual você se conecte. Felizmente, encontrar uma causa pela qual você é apaixonado é mais fácil do que nunca .


Voluntariado on-line

Felizmente, há muitas oportunidades de voluntariado online para momentos em que o voluntariado pessoalmente não é possível. Com a recente mudança para o trabalho remoto para a maioria das empresas e organizações sem fins lucrativos, mais locais são configurados para colaboração virtual. O que isso significa para os voluntários? Coisas que antes eram difíceis de acessar on-line agora podem estar prontamente disponíveis e configuradas para você ajudar em casa. Como acontece com o nosso "Ajude Sem Sair de Casa".


Adicione trabalho voluntário ao seu currículo

Adicionar trabalho voluntário ao seu currículo é uma boa jogada. A Pesquisa de Impacto Voluntário da Deloitte 2016 entrevistou 2.506 profissionais em 13 grandes áreas metropolitanas dos Estados Unidos “que estão atualmente empregados e têm a capacidade de influenciar diretamente a contratação ou influenciar indiretamente a pessoa que toma a decisão de contratação”. Esse estudo descobriu:

  • 82% dos entrevistados disseram que são mais propensos a escolher um candidato com experiência em voluntariado.

  • 85% estão dispostos a ignorar outras falhas do currículo quando um candidato inclui trabalho voluntário em um currículo.

  • 80% dos participantes da pesquisa concordam que os voluntários ativos assumem funções de liderança com mais facilidade.

Então, como você pode maximizar os benefícios de carreira do voluntariado? A chave é identificar suas realizações e explicar como seus conhecimentos e habilidades o ajudaram a atingir as metas .


Em seu currículo, trate uma posição de voluntário da mesma forma que faria com uma posição regular. Inclua o nome da organização, uma breve descrição do que ela faz, títulos e datas de cargos e suas realizações.


Tente usar as palavras que o gerente de contratação usaria. Você pode colocar as entradas em uma seção separada chamada “Outra experiência relevante” ou “Experiência voluntária”. Se você é recém-formado e precisa aprimorar seu currículo, pode incluí-lo em sua seção mais ampla de experiência/histórico de carreira.


Encontrar um emprego após o voluntariado

Embora nada na vida seja garantido, mais uma coisa a considerar é que o voluntariado pode ajudá-lo a entrar em uma empresa e pode resultar em uma oferta de emprego .


Mostrar interesse na missão do empregador e até mesmo declarar explicitamente que você estaria interessado em futuras vagas de emprego pode ser uma ótima maneira de conseguir um emprego em potencial. É também uma oportunidade de networking.


Fonte: Flexjobs

 

Faça a diferença no trabalho humanitário junto com a VV:




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page