top of page

Dia Internacional da Educação

O dia 24 de janeiro foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Educação, para celebrar a educação e refletir sobre a importância da aprendizagem para o desenvolvimento e a paz.


O acesso à educação é um direito humano fundamental. É vital para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de crianças e jovens. É essencial para a construção da paz e da democracia, da coesão socioeconômica e da igualdade de gênero e de sociedades mais justas e sustentáveis.


No entanto, os ataques e a falta de acesso à educação estão aumentando em todo o mundo. Em muitas partes do mundo, a discriminação e violência com base em gênero e outras barreiras sistemáticas ainda mantêm e forçam meninas, minorias e crianças deslocadas e refugiadas fora da escola. Atualmente, de acordo com a UNESCO, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola.


No Afeganistão, o Talibã negou completamente às meninas e mulheres o direito fundamental à educação. Consequentemente, a UNESCO, decidiu dedicar o Dia Internacional da Educação deste ano às meninas e mulheres afegãs.


A invasão russa contra a Ucrânia resultou bombardeadas instalações educacionais bombardeadas desde 24 de fevereiro de 2022, assim como na Síria, onde a guerra perdura por mais de uma década. Há uma necessidade urgente de garantir o financiamento da educação equitativa voltada para o futuro e para quebrar o ciclo da pobreza, que foi sobretudo exacerbada pela pandemia da COVID-19.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page