top of page
SOS Yanomamis

SOS Yanomamis

R$10,000.00Preço

Um conjunto de fatores fez com que os Yanomamis enfrentem hoje uma emergência humanitária sem precedentes. Para ajudá-los de forma correta, eficaz e duradoura, esta campanha da VV conta com a parceria da ONG, Expedicionários da Saúde (EDS), especializada em levar ajuda médica a populações indígenas isoladas na Amazônia.

 

Quer entender melhor como desenvolvemos um trabalho humanitário com parte das doações? Assista ao Curso VV Como Iniciar uma Resposta Social Humanitária. 

  • Informações

    S.O.S. YANOMAMIS

    Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, pela fronteira com a Venezuela e pelo Amazonas, a reserva Yanomami enfrenta graves problemas há muito tempo. Mas um conjunto de fatores fez com que a situação chegasse a um nível de emergência humanitária sem precedentes.

     

    São mais de 30 mil indígenas vivendo em comunidades de difícil acesso e sofrendo com o avanço do garimpo, ocupações ilegais e todo o tipo de doenças e problemas. Fraudes e desvios em programas de assistência deixaram pelo menos 10 mil indígenas sem medicamentos, segundo investigações recentes. Crianças e idosos com quadros graves de desnutrição, verminose e malária. Estudo da Unicef e Fiocruz apontou que oito em cada dez crianças menores de 5 anos têm desnutrição crônica no território Yanomami.

     

    O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública. Especialistas afirmam se tratar do “maior drama humanitário dos últimos tempos no país”. Profissionais da área médica, em logística territorial e especialistas na questão indígena destacam que o problema é tão grande quanto complexo. Mais do que doar alimentos ou enviar médicos ao local, o planejamento específico e profissionais com experiência nesse tipo de situação são fundamentais.

     

    Ajuda VV
     

    Como nós da VV sempre dizemos: qualquer ajuda não é ajuda! Na contramão de tantas outras organizações que se apressaram em levantar doações sem necessidade ou divulgar pix com destinos duvidosos, dedicamos nosso tempo e esforço para, em contato com especialistas nesse tipo de tragédia e agentes locais, entender qual o melhor e mais eficaz canal de ajuda para os Yanomami.

     

    Além de ter a certeza que nossa ajuda seria bem empregada pelos profisisonais corretos e da maneira mais eficiente, queríamos também poder entregar aos nossos parceiros o tradicional relatório de impacto da VV, descriminando como nossa ajuda foi empregada e seu legado no momento emergencial e a longo prazo.

     

    Nosso Parceiro nessa ação

    Para esta ajuda tão específica, contamos com a ajuda extremamente valiosa do Hub Social. O Hub é um ecossistema de impacto que capacita, apoia e investe em iniciativas de transformação social. Com seu apoio conseguiremos impactor de forma ainda mais relevante essa causa tão urgente.

     

    ONG Parceira na região

    A Associação Expedicionários da Saúde (EDS), é formada por médicos voluntários que levam medicina especializada e cirúrgica às populações indígenas isoladas na Amazônia. Eles possuem um Centro Cirúrgico Móvel adaptado às necessidades da floresta amazônica montado especialmente para essas ações. A ajuda da VV não poderia ser focada em um parceiro mais ideal, necessário e transformador.

     

    Ajude os Yanomamis com a VV!

bottom of page