top of page
Curso Online: Turquia: Tradição Histórica e Líder em Acolhimento de Refugiados

Curso Online: Turquia: Tradição Histórica e Líder em Acolhimento de Refugiados

R$ 74,90Preço

Um olhar sobre a história das migrações e refugiados no Oriente Médio tendo como base a Turquia. Com muita teoria, casos reais e dicas culturais da professora Monique Sochaczewski.

 

Participando da Ação VV Refugiados da Ucrânia você pode atuar e fazer algo para amenizar a dor dos que vivem essa crise humanitária. 

  • POR QUE FAZER O CURSO?

    Nessa aula, a historiadora, especialista em Oriente Médio com larga vivência na região, Monique Sochaczewski, apresenta panorama atual dos números de refugiados em geral e da participação turca no acolhimento destes. Parte então para uma história de como o Império Otomano (1299-1922) já tinha uma tradição de acolhimento de refugiados sejam judeus sefaradim ou ashkenazim, circassianos e “russos brancos” (não comunistas) entre outros. Entenda um pouco do histórico de migrações na região hoje chamada de Oriente Médio e veja como obras audiovisuais podem ser fontes interessantes para essa temática. 

  • O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

    • Atualidade da questão dos refugiados na Turquia
    • Histórico otomano e turco de acolhimento de refugiados
    • Refugiados Judeus sefaradim e ashkenazim 
    • Refugiados Circassianos 
    • “Russos brancos”
    • Impactos na Turquia da invasão russa à Ucrânia em termos de migrações
  • COMO OCORRE O CURSO?

    Vídeo único gravado que pode ser assistido  a qualquer momento.

  • COM QUE VOCÊ VAI APRENDER

    Monique Sochaczweski

    Monique é historiadora internacional especializada em Oriente Médio, além de guia de turismo credenciada pela Embratur. Tem graduação e mestrado em História pela UERJ, doutorado em História, Política e Bens Culturais pela FGV e estágio pós-doutoral pela mesma FGV. Foi professora da FGV e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além de Coordenadora Acadêmica e de Projetos do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atualmente leciona no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, o IDP, além de atuar no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM). Viveu em Israel e na Turquia, acompanhou grupo de brasileiros no Azerbaijão, e fez palestra TEDx sobre o que os refugiados nos ensinam. Autora de “Trópicos Orientais/Orientes Tropicais: Reflexões sobre o Brasil e o Oriente Médio” e “Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919)”.

bottom of page