top of page
cópia de Curso Online: Resposta Humanitária & Desenvolvimento Social

cópia de Curso Online: Resposta Humanitária & Desenvolvimento Social

R$ 5,00Preço

A VV percebeu que o mundo está cada vez mais voltado e sensibilizado para as questões socioambientais e preocupado com o futuro da humanidade. Foi acreditando no potencial e no poder do da ajuda humanitária, que o curso de Resposta Humanitária e Desenvolvimento Social foi elaborado.

 

Cada vez mais, as pessoas estão buscando maneiras de aliar ações socais em suas vidas pessoais, profissionais e empreendimentos. Esse curso foi concebido com o objetivo de oferecer conhecimentos de criação e gestão de projetos humanitários de forma que os alunos participantes estejam aptos a modelar e gerir seus próprios projetos socias e humanitários, ou para aqueles que almejam trabalhar no âmbito social ou humanitário, assim como desenvolver esse segmento dentro da empresa em que já trabalha.

 

O curso se destaca por trazer uma visão de mundo de geopolítica internacional aplicada as zonas com problemas sociais, além de fornecer um arcabouço metodológico no que diz que diz respeito a ferramentas de ajuda humanitária. 

  • POR QUE FAZER O CURSO?

    Aulas exclusivas com professores que já atuam na área humanitária e social e que detém de conhecimento teórico e prático. Ao concluir o curso você terá automaticamente desconto nas imersões humanitárias da VV no Brasil e no Mundo (exceto para as Missões VV de um dia) e você fará parte do ALUMNI VV: um grupo exclusivo de ex-alunos, voluntários, com benefícios oportunidades.  

     

    Esse curso embora será todo online e gravado, teremos uma agenda compartilhada por mês, a cada semana você poderá ter um encontro com cada um dos professores para dirimir suas dúvidas, basta acompanhar a agenda que será compartilhada e você poderá ter no total 4 encontros, com cada um dos professores para dirimir dúvidas e também fortalezer o networking entre os alunos.

  • O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

    • As funções dos atores humanitários 

    • A ONU e seus diversos organismos 

    • Comunicação não violenta  

    • Princípios e Imperativos da Ajuda Humanitária  

    • Leis Humanitárias Internacionais (Aplicação Conflitos Armados)

    • Conceito de Ajuda Humanitária

    • Processos Locais e Reconciliação

    • Ajuda Humanitária X Desenvolvimento Social  

    • Migração & Refúgio

    • Agenda 2030 & ODS

  • COMO OCORRE O CURSO?

    O curso é 100% online você pode começar quando quiser e assitir de onde estiver, tudo na palma da sua mão. Todas as aulas são gravadas, com material didático de apoio para o aluno poder acompanhar. Total de 5 horas em 4 módulos.

     

    Módulo 1 – Com Prof. Carolina Freire total de 6 aulas 

    Aula 1: Apresentação; Conceito; Objetivo & Imperativo Humanitário

    Aula 2: Princípios Humanitários

    Aula 3 & 4: Atores Humanitários

    Aula 5: Conceito de Desenvolvimento

    Aula 6: Agenda 2030 & ODS

     

    Módulo 2 – Com Prof. Alexandre Addor total de 4 aulas 

    Aula 1: CNV - Comunicação Não Violenta

    Aula 2 : Introdução ao Direito Internacional Humanitário

    Aula 3: Processos locais de reconciliação 

     

    Módulo 3 - Com Prof. André Fran total de 3 aulas

    Aula 1: A comunicação em ajuda humanitária como manutenção de conflito e ferramenta de paz E

    Aula 2: Como realizar e implementar uma comunicação social & humanitária efetivaa

    Aula 3: O poder de influência da comunicação no social e no âmbito humanitário


    Módulo 4 - Com Prof. Mariana Serra total de 8 aulas

    Aula 1: Introdução aos problemas sociais

    Aula 2 & 3: A responsabilidade na execução social

    Aula 4 & 5: Ferramentas de Coordenação para a resposta social e humanitária

    Aula 6: Entenda o CHS - Core Humanitarian Standard

    Aula 7: Habilidades humanitárias e sociais 

    Aula 8: Iniciando a sua atuação no social e no âmbito humanitário

  • COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER

    Alexandre Addor (@aaddor): formado em Relações Internacionais (Bennett) e também cursou História (PUC-Rio). Já morou nos Estados Unidos, Noruega, Sérvia e Uganda. Fez pós em Estudos de Paz na Universidade Oslo/Peace Research Institute of Oslo, outras duas em Transformação de Conflitos na FLACSO/Universidade de Massachusetts e na Cátedra de Estudos de Paz da Unesco da Universidade de Innsbruck/Instituto Paz & Mente. Possui Mestrado em Ciência Política (Violência e o Estado) pela Universidade de Belgrado. Além disso, participou de cursos e eventos em Harvard, no Center for Comparative Conflict, na PUC-Rio/ GSUM/ Brics Policy Center. Ele também conta com experiência no Terceiro Setor e ONU. Ele foi Pesquisador Visitante da Victoria University – Kampala (Missões de Paz) e da Universidade de Belgrado (consolidação de Democracias). 

     

    André Fran (@andrefran): é nosso co-fundador, é também diretor, escritor, palestrante e co-fundador da BASE#1 Filmes. Um dos criadores da série Não Conta lá em Casa, de viagens aos destinos mais polêmicos do mundo que o levou ao Irã, Iraque, Afeganistão, Coreia do Norte, a participar de uma missão da ONU no Haiti, de uma expedição humanitária ao Japão pós-tsunami e muitas outras aventuras. A série recebeu prêmios (Melhor Programa de Viagem NET e Melhor Reality da TV O Globo). Fran também é co-autor e diretor do programa Que Mundo É Esse?, da Globo News, com o qual foi até a linha de frente da luta contra o Estado Islâmico entre outras pautas de igual relevância. Fran já rodou o Brasil com suas palestras, se apresentando em escolas, universidades, empresas, em um presídio e em 4 edições do renomado circuito TEDx. Seu primeiro livro “Uma viagem aos destinos mais polêmicos do mundo” foi lançado em 2013 pela editora Record, e ele também já colaborou com a Avianca, Vice, Viagem & Turismo, Boa Viagem, revista Claudia, Trip, Vizoo entre outras. 

     

    Carolina Freire (@carol.freire__): Administradora, gerente de projetos com certificações internacionais, PMP e PMD-Pro. Mais 10 anos em gestão de projetos de alta complexidade, com experiência internacional em revisão de processos e mudanças em multinacionais e no poder público, atuando na governança de projetos estratégicos nas organizações. Atualmente gerente de projetos para ajuda humanitária e desenvolvimento social, além de consultora para a Frente Nacional de Prefeitos, para assuntos relacionados aos meios de implantação da Agenda 2030 da ONU na transversalidade das políticas públicas. Professora de conceitos humanitários e desenvolvimento social, já atuou em ações humanitárias, na gestão de equipes multidisciplinares, nos Sertões do Brasil (PE, PI, AL), Amazônia, Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, Tanzânia e Uganda, na África.

     

    Mariana Serra (@marianaserraa): é empreendedora social, é a nossa idealizadora e cofundadora . É formada em Relações Internacionais (ESPM-RJ) e especializada em Negócios Sociais pela ACUMEN (EUA). Foi assistente do Ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia contribuindo para o desenvolvimento de papers focados em geopolítica e comércio exterior. É professora de pós-graduação da PUC-RS Online. É apaixonada por viagens, já morou na Nova Zelândia e Taiti onde intensificou seu envolvimento com ações humanitárias. Trabalhava como relações institucionais de uma multinacional quando decidiu se reposicionar e idealizou a VV. Trabalha como voluntária desde jovem e já atuou em projetos sociais, humanitários e em campos de refugiados, em mais de 30 países no mundo. É co-autora do livro Jovens Empreendedores, líderes do Brasil que dá certo, da editora Leader. É palestrante participando de eventos como o TEDx e em palestras no Brasil e no mundo. Mariana entrou na lista de 30 ABAIXO DE 30, da renomada revista FORBES como uma das jovens mais promissoras do Brasil até 30 anos.  

bottom of page