top of page
Maceió_Site.jpg

Expedição Emergencial em Maceió

Nesta expedição emergencial da Vvolunteer, nosso grupo de voluntários realizará uma ação coordenada de saúde junto à ONG “Mundaú Mundo” para o apoio médico e psicossocial de milhares de famílias carentes de Maceió. Em especial às famílias que vivem às margens das lagoas e dependem destas para sua subsistência que foi gravemente impactada pela recente tragédia das minas.

 

As precárias condições de saneamento do local, afetam os lares, a rotina e saúde dos moradores. Com o recente colapso do solo e severos danos causados pela mineração na geografia de Maceió, milhares de pessoas tiveram de se deslocar com urgência, abandonando suas casas e modos de vida. Hoje, a situação é de medo, insegurança e carência por serviços de saúde, nutrição e apoio psicossocial.


Nesta expedição, trabalharemos em parceria com a ONG Mundaú Mundo, instituição liderada pelo embaixador social Carlos Jorge, ele próprio vindo de projetos sociais desta comunidade. Carlos também foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Maceió. Hoje, através da Mundaú Mundo, leva saúde, cultura, esporte e qualificação para os moradores da comunidade.

Para executar esta expedição, precisamos de profissionais da área da saúde, psicologia, nutrição, assistência social e outras áreas que possam ajudar nas principais demandas da comunidade após essa tragédia ambiental.

expedicao-maceio-Mundaumundo-.jpg

O que faremos

Em conjunto com nosso parceiro na ação, a Mundaú Mundo, nosso time de voluntários realizará consultas médicas e exames de emergência e de rotina, visando atender às necessidades de saúde da comunidade assistida.

 

Será fornecida pela ONG e sua rede de parceiros toda a infraestrutura necessária para execução dos atendimentos, bem como a divulgação junto à comunidade.

Sobre o destino

Maceió surgiu a partir de um engenho de açúcar na região nos anos de 1600, quando o cultivo da cana era base da economia, a mão de obra escrava a principal força motriz e havia imensa concentração de renda e desigualdade social que persistem ainda até hoje. Maceió tem origem na língua Tupi na qual “Maçayó” significa “o que tapa o alagadiço”, uma vez que a região que sofre com alagamentos nas fortes chuvas de verão, deixando milhares de desabrigados.

 

As praias paradisíacas de Maceió são citadas como as mais bonitas do Brasil com suas águas calmas, areias finas e palmeiras verdes que atraem turistas do Brasil e do mundo, com ampla infraestrutura turística. Mas esta mesma cidade tem péssimos índices sociais e econômicos que afetam a saúde da população. Apenas 47% dos domicílios recebem esgoto sanitário adequado e somente 32% de domicílios urbanos em vias públicas possuem urbanização adequada - presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio. (Fonte: IBGE)

prefeitura_maceio.jpeg

Quando

17 a 21 de janeiro de 2024 Todos os voluntários devem chegar ao Aeroporto Internacional de Maceió (MCZ) até as 14hs do dia 17/01/2024 quando será realizado o transporte para a Pousada designada. Nos dias 18, 19 e 20/01 serão realizados os atendimentos médicos em espaço cedido pela ONG diariamente das 8h às 17h com intervalo para o almoço, tendo os voluntários a noite livre para descanso ou passeio. No dia 21/01 os voluntários devem deixar a Pousada às 12hs quando a empresa de transporte os buscará com destino ao aeroporto. Obs: Todo o cronograma de atendimentos será anteriormente enviado e revisado pela VV com o grupo de voluntários. O cronograma pode variar e podemos modificá-lo a qualquer momento durante a atividade, tudo adaptado à necessidade local.

O que está incluído

- HOSPEDAGEM: 4 Dias de Hospedagem em Pousada Categoria Simples no bairro Pajuçara; - TRANSPORTE TERRESTRE: Transfer Ida e Volta ao Aeroporto + Transporte durante os 3 dias de ação; - ALIMENTAÇÃO: Café da manhã na Pousada e Almoço durante a ação; - UNIFORME: Camiseta da marca Reserva com logotipia da VV; - SEGURANÇA: Auxílio da Equipe VV e da ONG no local; - DOAÇÃO: Percentual destinado à ONG para viabilidade da ação; - CAPACITAÇÃO: Treinamento VV & E-book Guia voluntário VV; - DOCUMENTAÇÃO: Certificado de voluntariado assinado pela VV; - ESTRUTURA: Material básico para execução das atividades; - TAXAS: Administrativas, governamentais e impostos.

ODS dessa ação

A VV orienta todas as suas ações pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Para este programa trabalhamos com os seguintes ODS: - ODS 3: Saúde e Bem-estar - ODS 10: Redução das desigualdades - ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Fortes

Nosso time na Ação

Dra. Mariana Meneguello Esta atividade será coordenada em campo pela Dra. Mariana Meneguello, voluntária assídua, embaixadora e parceira da VVolunteer. Mariana é formada em medicina desde 2014 pela faculdade de medicina de Teresópolis/ RJ, especializada em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela UNIFESP. Hoje mora em Araraquara/ SP onde trabalha com Emergência e Cirurgia Geral; sendo preceptora do programa de Cirurgia da Santa Casa de Araraquara e professora do 5o e 6o anos de Medicina na Uniara.

Requisitos

- Ter mais de 18 anos

R$ 2.799,00

Veja mais:

E-book: As diferentes crises humanitárias

Baixe gratuitamente o e-book sobre As Diferentes Crises Humanitárias.

Screen Shot 2023-03-28 at 8.37.31 PM.png

Curso: Como Iniciar uma Resposta Social Humanitária

Já se deparou diante de uma tragédia e quis fazer algo para ajudar? 

quiz_perfil_humanitario-a4.webp

Descubra que tipo de voluntário você é!

Faça o teste e confira qual é o seu perfil de voluntário. Vamos lá!?

Quero participar

Quer ter acesso liberado à nossos conteúdos, lives exclusivas e ações gratuitas?

bottom of page