top of page
Destino VV – Sertão da Paraíba

Destino VV – Sertão da Paraíba

R$2,990.00Price

Nesta Ação VV, voluntários e equipe atuarão em conjunto com os colaboradores da ONG em atividades que despertem o interesse dos jovens para o estudo e a busca por conhecimento para ampliar seu desenvolvimento pessoal e engajamento na comunidade. Com estas ações, pretendemos ajudar as escolas a combater a evasão escolar bem como o êxodo do sertão, considerando os  desafios geográficos, sociais e econômicos da região.

 

Esta experiência voluntária contará ainda com a participação do professor e ativista humanitário, Victor Del Vecchio, que conduzirá atividades em campo com a equipe de coordenação da VV. Todos os perfis de voluntários são bem-vindos para a ação, tais como estudantes, profissionais, aposentados, habituados ao trabalho voluntário ou não.

 

Esta Ação será realizada em parceria com a ONG, Love Togheter Brasil, instituição parceira da VV e cuja missão é levar água e educação para o povo do sertão nordestino e com a qual já desenvolvemos uma série de atividades conjuntas.

  • SOBRE O DESTINO

    O Sertão nordestino, onde será realizada nossa ação, caracteriza-se pelo calor e  aridez intensos, que historicamente prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico da região, em contraste com a região oceânica, que além de mais desenvolvida, possui uma das praias mais lindas do mundo! E esse grande contraste trouxe não apenas desigualdade, mas fome, miséria, violência e falta de perspectiva para a população, tema no qual se concentra a nossa ação.

  • ODS

    A VV orienta todas as suas ações pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Para este programa trabalhamos com os seguintes ODS:

     

    - ODS 4: Educação de Qualidade

    - ODS 10: Redução das desigualdades

    - ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Fortes

     

  • CRONOGRAMA

    De 15 de Novembro a 20 de novembro de 2023.

    Todos os voluntários devem chegar ao aeroporto de Campina Grande/PB no dia 15/11/2023 até às 16h quando serão transportados pela VV à hospedagem local. A volta será no dia 20/11/2023 e a passagem deverá ser agendada para após as 14h do horário local.

    Obs: Todo o cronograma de atividades será enviado e revisado diariamente com o grupo. O cronograma pode variar e podemos modificá-lo a qualquer momento durante a ação, conforme a necessidade local.

  • O QUE ESTÁ INCLUÍDO

    • Hospedagem: Para todos os dias em hotel categoria simples em quartos duplos;

    • Alimentação: 2 Refeições Incluídas (Café da manhã na ONG e almoço na região);

    • Transporte: Transfer ida e volta do aeroporto e transporte durante a ação;

    • Material básico a ser utilizado durante as atividades;

    • Acompanhamento de responsável da VV em campo;

    • Acompanhamento de responsável da ONG em campo; 

    • Camiseta VVolunteer; 

    • Capacitação online VV de ajuda humanitária via vídeo conferência;

    • Certificado de Voluntariado;

    • E-book: Guia voluntário VV;

    • Taxas administrativas, governamentais e impostos.

  • NOSSO TIME

    COORDENAÇÃO: Marina Machado é professora de Educação Infantil, formada em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua como professora de bebês e crianças bem pequenas na Rede Municipal de Florianópolis desde 2010. Foi voluntária com a VV na ação do Sertão da Paraíba em 2022 e nas ações com Refugiados da Ucrânia em 2022 e 2023, onde ajudou a elaborar o Manual de Jogos Educativos VV. Atuou também nas ações de um dia com jovens de comunidades nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis e coordenou as ações do Sertão da Paraíba e do Quênia em 2023

    PROFESSOR CONVIDADO: Victor Del Vecchio é advogado e mestre em Direito Internacional pela USP, atua como consultor em direitos humanos e meio ambiente para o #3 Setor, governos e empresas e produz conteúdo digital. Já esteve em campo em zona de conflito armado, áreas indígenas, com populações ribeirinhas no coração da Amazônia, em áreas de mineração, em territórios em disputa e em diversas ocupações urbanas e unidades do sistema prisional.

    É Consultor-Diretivo da ONG Médicos da Floresta, liderança climática pelo YCL - Youth Climate Leaders,  pesquisador do NEPO - Núcleo de Estudos Populacionais da UNICAMP / Observatório das Migrações e do GEDC - Grupo de Estudos de Direito Internacional da USP e sócio do Bastos & Del Vecchio - ESG. Atuou na ONU, na  Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e em diversas ONGs e empresas.

bottom of page