top of page
doe-chuvas-rs.jpeg

Ajude os moradores de Roca Sales
voltarem às suas casas

Viemos oferecer ajuda aos moradores da cidade de Roca Sales na enchente de setembro do ano passado (e depois em novembro) e ficamos muito tocados com tudo que vimos, não apenas com a tragédia em si, que devastou a maior parte da cidade, mas impactados demais com as pessoas que nos conectamos e com a dor delas. Em sua grande maioria, são pessoas simples, que ganham o necessário para viver. Nos episódios anteriores, eles realizaram diversos cadastros na prefeitura para o recebimento de qualquer auxílio e nenhum veio. De onde essas pessoas tiram forças e recursos, pela quarta vez em oito meses, de se reconstruir?

Objetivo

Ter acompanhado de perto as outras enchentes nos garantiu uma certeza, assim que a mídia para de falar, as pessoas param de se importar. Foi esse receio que nos fez pensar no momento de reconstrução da vida, da casa e da dignidade das pessoas. A comida vem, os kits de higiene e cobertores também. O que cai no esquecimento das pessoas (e infelizmente dos órgãos públicos) é que passados os primeiros dias, em que estão focados na sobrevivência e na limpeza das casas, pouco resta. Junto com a lama se vão os investimentos de uma vida toda de trabalho, além das memórias e do que de fato faz cada casa ser um lar.

Dessa forma, nosso objetivo é arrecadar recursos financeiros para o retorno ao lar, e quando a gente pensa nesse momento, é difícil definir o que é prioridade. Geladeira, fogão, mesa, cadeiras, cama e os itens mais básicos do dia a dia, como panelas e talheres. Tudo se foi. Isso ainda, considerando as situações em que o telhado ficou. Nosso foco aqui é ajudar as famílias em que ainda tem a estrutura da casa de pé ou que buscam um recomeço em outro endereço (os moradores que não têm casa própria e locam, acabam procurando outros endereços, em áreas de menor risco). Infelizmente os que perderam toda a casa (tudo foi embora, só ficou o terreno), não conseguiremos auxiliar aqui, pela complexidade.

Destino das doações

Nosso perfil de ajuda é de colocar a mão na massa. Definir as casas que estão menos amparadas de apoio e ajudá-las. Nossa rotina aqui tem sido de tirar lama com pá, desmontar armários e limpar casas com muito lava-jato, tentar salvar o que dá. Nesse processo, nos apresentando para as pessoas, conhecemos famílias muito batalhadoras e que não tem recursos financeiros para a reconstrução. Tivemos contato direto com elas e coletamos o contato. Hoje temos cerca de 15 famílias. Em conversas para buscar oferecer um pouco de acolhimento, sempre nos conectamos com eles e ouvimos as suas histórias, teríamos várias para compartilhar aqui.
Além deste número ser crescente, em função de conhecermos novas famílias a cada dia de voluntariado, temos contato com uma agente de saúde da cidade que também nos apresenta famílias de situação vulnerável, validando e reforçando a necessidade de suporte.

O porque de Roca Sales

Roca Sales é a cidade onde vivi a maior parte da minha infância, cidade onde os meus avós nasceram e construiram a nossa família, e onde meus pais moram até hoje. Tenho um carinho e amor muito grande por esse lugar. Com escala pequena, a cidade sempre foi feliz, conhecida inclusive por ser a cidade da amizade. Mas diante de tantas tragédias, vejo uma população em luto e com muita luta pela frente.

De acordo com uma pesquisa recente da UFRGS, das cinco cidades mais afetadas do estado nessa nova enchente, Roca Sales foi a que mais sofreu das do Vale do Taquari, com 36% da população afetada.

Expectativa

Conseguir impactar positivamente o maior número de famílias e garantir o eficaz destino das doações, através do contato direto com as famílias. Nós já iniciamos essa jornada e através das divulgações arrecadamos cerca de R$ 30.000,00 via PIX.

ajude-rs-5.jpeg
ajude-rs-7.jpeg
ajude-rs-4.jpeg

Compartilhe essa campanha e incentive outras pessoas a doarem também! 

whatsapp-compartilhe.png

Veja mais

ajude o rs.png

Relatório Parcial de Impacto |

Rio Grande do Sul (16.05.24)

Relatório de Impacto |

Desastre em Petrópolis

capa-relatorio-yanomami.jpg

Relatório de Impacto |

Yanomami

Obs: Os 25% da doação são utilizados para administração social e humanitária, gestão de recursos, despesas operacionais e impostos e taxas.

bottom of page